Na era moderna, a transformação digital é o grande impulsionador da inovação e do sucesso...
MBA em Gestão e Transformação Digital, saiba tudo
Hoje, a tecnologia digital está por toda parte, abrangendo desde os nossos hobbies até nossas vidas profissionais. Em vista que esse cenário tende a crescer cada vez mais, uma carreira em transformação digital é uma opção para aqueles que queiram assumir a vanguarda dessa nova realidade e um MBA Gestão e Transformação Digital pode ser a porta de entrada.
Para entender melhor o que é transformação digital e as oportunidades decorrentes, temos que discutir mais profundamente as mudanças trazidas por ela e como isso fomentou a necessidade de capacitação profissional especializada para o mercado de hoje.
Neste post, vamos abordar os impactos da transformação digital e como um profissional mais capacitado está mais preparado para todas essas mudanças.
O que você vai ver neste post:
- Como a transformação digital impacta o mercado de trabalho hoje?
- Qual o impacto nas empresas?
- Qual o impacto nos empregos?
- Quais mudanças já percebemos hoje?
- Conheça o MBA em Gestão e Transformação Digital
- Quais os objetivos do curso?
- Transformação digital na prática
- Varejo
- Financeiro
- Indústria 4.0
- Saúde
- Educação
- Quais os diferenciais do MBA em Gestão e Transformação Digital?
- Evolução Profissional
- Aplicações práticas
- Networking
- Certificação USP
- Qual a carga horária do curso?
Como a transformação digital impacta o mercado de trabalho hoje?
Nesse novo panorama, a transformação digital permite a otimização de tarefas e atividades no cotidiano profissional, mas, para que esses processos complexos possam ser executados de maneira mais eficiente, isso vai demandar a atuação de um especialista que tenha o domínio dessas novas tecnologias. E é aí que a necessidade de capacitação para se adequar a esse novo cenário surge.
Em vista desse contexto, tanto as empresas quanto os profissionais são desafiados diariamente a se adaptar ao futuro iminente para se manterem relevantes e atuantes no mercado. O que exige mudanças drásticas de ambas as partes para acompanhar as demandas e o dinamismo que define o mundo corporativo contemporâneo.
Dessa forma, a transformação digital nas empresas que presenciamos hoje, não é muito diferente do que aconteceu durante a Revolução Industrial entre os séculos XVIII e XIX, pois apesar das mudanças não terem sido tão voltadas para o âmbito físico dos negócios, foram igualmente importantes e impactaram diretamente na maneira como trabalhamos hoje.
Conceitos e ferramentas como o Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual, Business Intelligence e muitas outras já são elementos constantes em nosso cotidiano e parte integral da gestão de negócios e do empreendedorismo digital. E são essas ferramentas e conceitos tecnológicos que ditam a maneira como nos relacionamos com nossos clientes, colegas, sistemas e maquinários.
Hoje, já é comum vermos algumas profissões serem substituídas por máquinas e sistemas automatizados. E isso reflete a necessidade e a urgência da especialização e capacitação para manter-se relevante e ativo no mercado de trabalho competitivo e dinâmico que veio atrelado à transformação digital.
Qual o impacto nas empresas?
Cada vez mais, as empresas estão mudando para aderir às novas tecnologias, indo desde a parte estrutural e até mesmo nas políticas internas de cada uma. Hoje, há uma priorização do conceito da economia digital, que prevê mais agilidade, rapidez e custos menores.
E da mesma forma que um indivíduo que busca por uma vaga no mercado de trabalho de hoje e se vê em uma posição onde uma atualização é extremamente necessária, as empresas também passam pelo mesmo processo. Em vista que a influência da transformação digital é tão esmagadora, quem resistir às mudanças, além de ser contraprodutivo, também pode tornar a empresa obsoleta. Já que o avanço tecnológico que vivenciamos nas últimas décadas já mudou completamente a maneira como nos relacionamos com o mundo, como consumimos produtos e como trabalhamos.
Um exemplo desse novo contexto está na relação entre consumidores e empresas, pois antes essa era uma relação estritamente de negócios, hoje, já tem interações muito mais intimistas graças ao veículo das redes sociais, que estreitou e simplificou essa comunicação.
Lembrando ainda que esse é apenas um exemplo, porém, em um escopo maior do panorama geral, fomentar conexões e expandir margens de negócio no cenário atual exige a implementação de processos muito mais dinâmicos e que possam ser feitos de forma automatizada, que simplifique toda a jornada de seus clientes assim como poupar recursos da empresa. Dessa forma, empresas que não aderirem ao novo modelo, correm o sério risco de não sobreviver.
Qual o impacto nos empregos?
Com o advento e a presença cada vez maior da automação de processos, várias profissões estão deixando de existir. Sistemas dotados de Inteligência Artificial e robôs já são uma realidade presente em muitas empresas e áreas de atuação. Sendo que já há prognósticos de que dentro de 10 anos a presença da automação será muito mais perceptível para toda a sociedade.
Apesar da percepção um tanto pessimista de que várias profissões se extinguem com o avanço da tecnologia, a verdade é que esse avanço tecnológico também trás consigo a necessidade de novas profissões e abertura de novos mercados inovadores. Por exemplo, o campo da tecnologia de informação tornou- se um dos mercados mais crescentes e a tendência é que ele continue.
Quais mudanças já percebemos hoje?
Quando abordamos o assunto da transformação digital, ela sempre parece ser algo distante ou que ainda está por vir, mas a verdade é que ela já está muito mais presente em nossas vidas do que podemos imaginar. O que acontece é que a transformação digital é muito mais sutil e ocorre de maneira gradual.
Hoje, é muito comum que vários procedimentos que antes necessitavam da ação ou intervenção de um profissional agora sejam feitos de maneira automatizada e através do autoatendimento. Podemos citar como exemplos: caixas eletrônicos nos bancos, guichês para pagar suas compras nos mercados, aplicativos de delivery, sistemas de check-in e check-out online em aeroportos e hotéis, etc.
Até mesmo em serviços telefônicos de atendimento ao cliente, já é normal sermos atendidos, primeiramente, por um robô.
Além de tudo isso, temos de ressaltar também o fato de que a educação também vem se adequando à nova realidade do mundo sempre conectado aos espaços digitais. Assim, há uma demanda crescente por educadores que saibam usar essas novas tecnologias e possam implementar suas funcionalidades e facilidades dentro dos espaços escolares e acadêmicos.
VEJA TAMBÉM:
- Domine a Transformação Digital com nosso curso avançado;
- Transformação Digital: fique por dentro das últimas tendências.
Conheça o MBA em Gestão e Transformação Digital
Com todas as mudanças pelas quais o mundo vem passando, a principal tendência para aqueles que buscam a relevância profissional é manter-se sempre atualizado e em busca de especialização, do contrário, corremos o risco de nos tornarmos obsoletos.
Seja para aqueles que estejam ingressando no mercado de trabalho ou mudando de carreira, capacitar-se para melhor suprir as necessidades do novo mercado de trabalho é uma urgência que vai além de apenas uma única graduação.
Investir em cursos de pós-graduação ou MBA é essencial para ampliar seu repertório e estar em dia com as novas tendências e tecnologias pertinentes à sua área de atuação. Dessa forma, você se torna protagonista da sua própria mudança e carreira, garantindo ainda o seu destaque no mercado competitivo de hoje.
Sendo assim, o curso é ideal para quem busca se aprofundar na gestão da inovação e que promova a união tão necessária entre especialização para o mundo atual e a tradição ligada à uma instituição de renome em todo o país, e tudo isso pode parecer bom demais para ser verdade. Mas é isso mesmo que o MBA em Gestão e Transformação Digital da USP tem a oferecer.
Neste curso, você aprenderá a desenvolver competências como a proatividade e outras habilidades interpessoais, tudo somado à aquisição de conhecimentos muito importantes para se manter atualizado com as novas tendências tecnológicas. Promovendo a transformação da sua carreira e lhe dando o destaque no mercado de trabalho de hoje.
Quais os objetivos do curso?
O objetivo principal do curso é o de formar profissionais competentes e dotados das habilidades necessárias para se comunicar, gerenciar e liderar processos de transformação digital dentro das organizações de maneira eficiente e inteligente.
Em vista que o foco na excelência acadêmica e profissional de nossos alunos sempre foi uma prioridade, através dessa proposta de especialização, o aluno, assim que concluir o curso, também contará com um repertório de competências voltadas para a liderança e gestão do processo de digitalização, tão relevantes para organizações públicas e privadas. Dentre elas, pode destacar as seguintes:
- Desenvolvimento de capacidades reflexivas sobre os fenômenos associados à digitalização em organizações e ocupações, com ênfase nas oportunidades e ameaças desencadeadas por esse processo de transformação.
- Propiciar uma visão sistêmica de conceitos mercadológicos, comunicacionais e tecnológicos envolvidos na digitalização, que irá permitir o profissional a identificar, analisar e intervir em diversos contextos mercadológicos.
- Fomentar desenvolvimento de abordagens inovadoras e integrativas, sobretudo no processo de tomada de decisão guiada por dados.
- Desenvolver uma primeira visão que permita a aplicação de forma prática e imediata das principais tecnologias digitais nas suas respectivas organizações e carreiras profissionais.
- Possibilitar um grau de diferenciação e destaque no mercado profissional, como adaptação e flexibilidade, pensamento analítico, liderança, análise de dados, resolução de problemas e visão sistêmica.
Transformação digital na prática
Existem três grandes elementos que impulsionam a transformação digital no mercado de trabalho hoje: as demandas dos consumidores, o avanço tecnológico e a competitividade nos negócios.
Esses três fatores estão intrinsecamente conectados e para saber interpretá-los de maneira coesa, demanda uma análise minuciosa e que exige conhecimentos mais profundos quanto às suas características e mudanças constantes.
Através do do MBA em Gestão e Transformação Digital, o aluno irá desenvolver habilidades que o permitirão reconhecer essas mudanças de maneira mais assertiva, assim como compreender melhor como fenômenos mercadológicos complexos que são inseparáveis da transformação digital impactam as organizações hoje.
Esses fenômenos ocorrem dentro de setores já tradicionais e podemos destacar a atuação de um profissional atuante na Gestão da Transformação Digital da seguinte forma:
Varejo
Hoje, as compras online já se tornaram comuns e a tendência é que esse tipo de hábito de consumo cresça cada vez mais. Sendo assim, otimizar o atendimento online e oferecer serviços mais fiáveis e de interação simples é necessário para empresas desse setor se manterem presentes no mercado. Assim, cabe ao gestor buscar inovações que melhorem os processos, campanhas de marketing digital e os resultados da empresa.
Financeiro
As instituições financeiras mudaram completamente. Atualmente, bancos buscam por novas tecnologias para permanecerem ativos e reinventarem seus serviços. O que demanda planejamento e uma liderança ativa para implementar novos planos de ação.
Indústria 4.0
O uso de robôs nas linhas de montagem já não é uma novidade, mas a busca por soluções mais inteligentes e que proporcionem resultados melhores requer conhecimento especializado e um olhar crítico quanto às atividades industriais. A implementação de novos sistemas e a pesquisa de novas tecnologias que oferecem mais produtividade ainda é uma responsabilidade exclusivamente humana.
Saúde
No setor da saúde, a transformação digital já se faz presente com o uso de aparelhos cada vez mais sofisticados para monitorar a saúde de pacientes ou para realizar consultas remotas. Nesse caso, mais do que nunca, tornar essas novas tecnologias e práticas mais humanas é imprescindível. O que vai demandar a atuação constante de um gestor que garanta o bom funcionamento dos sistemas e assegurar que o atendimento aos pacientes seja o melhor possível.
Educação
A educação tem muito a ganhar com a transformação digital. Hoje, já é comum plataformas de aprendizado online, desde cursos livres até mesmo o ensino superior. Mas, garantir o bom funcionamento dos novos recursos tecnológicos disponíveis nas plataformas digitais também vai exigir a intervenção de um gestor para certificar que os conteúdos estejam em dia e possam ser acessados pelos alunos.
Quais os diferenciais do MBA em Gestão e Transformação Digital?
Além de possibilitar que o aluno se torne um agente da mudança, não apenas para si próprio, mas para a sociedade em geral, destacamos alguns dos diferenciais que o curso tem a oferecer:
Evolução Profissional
Desenvolva as competências para comunicar, gerenciar e liderar processos de transformação digital em diversos setores e em vários contextos. Possibilitando uma atuação mais presente no mercado de trabalho.
Aplicações práticas
Aprenda com as melhores práticas e projetos reais os desafios do processo de criação de novas fronteiras do mundo dos negócios, agregando valor às suas atribuições e às organizações nas quais você pretende atuar ou prestar serviços.
Networking
Conecte-se com professores que são as principais referências de mercado e trabalhe em projetos com profissionais experientes e com sólida formação acadêmica. Além de ter a oportunidade de ingressar em uma das áreas que mais cresce no mundo.
Certificação USP
Faça parte da Universidade de São Paulo (USP) e integre o maior ecossistema de ciência, tecnologia e inovação da América Latina. Consiga o destaque que você busca no mercado de trabalho sendo nosso aluno.
Qual a carga horária do curso?
A carga horária total do curso é de 420 horas, organizadas em aulas EaD, com duração de 4 horas cada.
Serão disponibilizadas 320 horas de atividades ministradas à distância, sendo 60 horas de atividades supervisionadas remotamente e 40 horas destinadas à interação aluno-docente e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.
Resumo: A transformação digital já é uma realidade e ela impacta diretamente na maneira como interagimos com o mundo e nos relacionamos com ele, tanto de forma pessoal quanto profissional. Para manter-se ativo e relevante no mercado de trabalho atual, a capacitação profissional tornou-se uma necessidade para aqueles que buscam por destaque em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.
Agora que você já conhece os principais impactos da transformação digital e a importância da capacitação profissional, visite nosso site e fique sempre por dentro de novidades pertinentes às novas tendências do mercado de trabalho.